Mercado de luxo cresce no Brasil

Apesar dos arquitetos e decoradores estarem sempre pensando em produtos e soluções que sejam viáveis para seus clientes, principalmente em um momento pós-crise mundial, o mercado de luxo continua crescendo no Brasil.

Segundo Carlos Ferreirinha, presidente da MCF Consultoria e especialista no mercado de luxo, o crescimento do segmento no país tem sido de 25% nos últimos seis anos, com faturamento de US$ 2,3 bilhões. Esse ano, 2012, o mercado de luxo espera crescer 8%, ante expansão de 12,5% no ano passado, A situação poderia ser melhor, mas esse mercado não tem do que se queixar.

Dois fatores foram decisivos para o crescimento do comércio de artigos de luxo: a abertura do mercado externo e a estabilidade da moeda. Esses acontecimentos tratam de aspectos econômicos, mas é importante observar que existe ainda um grande processo cultural e social que diz respeito à sofisticação dos gostos.

O luxo é um mercado que também gera empregos, e por ter exigências internacionais e cosmopolitas contribui para a melhoria dos padrões dos produtos e serviços brasileiros. Mas, a principal característica desse mercado é a decisão de consumo emocional e o desejo por consumir marcas conhecidas.

Fonte: Casa Cor – julho/2010